Assunto: Natal
Data: 23/12/2014 12h23min20s UTC

Olá companheiros, 

Ao ler as mensagens e reflexões do Frei Betto não contenho aplausos e não resisto a divulgar. Os que me conhecem sabem que não creio em poderes mágicos, apesar de ser criado sob o cristianismo. Entretanto respeito todas as opções religiosas. Acho que a religião, com raras exceções, como se apresentam, castram o poder transformador humano e se reduzem a prometer passaporte para o céu ou até riquezas. Cristo, o nosso querido aniversariante deste 25 de dezembro, enquanto exemplo em vida, sempre será um dos maiores benfeitores da humanidade. Ele era grande demais para o seu tempo, por isso foi barbaramente torturado e morto.

Meus sinceros votos para que todos não desistam nunca de criamos um planeta com mais amor e menos desigualdades.

Perdoem o enfoque heterodoxo e um grande e afetuoso abraço, não apenas no Natal.

Murilo Alves 

 

Frei Betto: Onde está o menino Jesus?

Haverá mais mistério no ancião que desce pela chaminé ou na criança que é a presença de Deus?

O DIA

Rio – Cadê o Natal como celebração do nascimento de Jesus Cristo? Cadê o presépio na sala, a leitura bíblica em família, as crianças catequizadas pelo significado da festa? Cadê a Missa do Galo, que inspirou um dos mais belos contos de Machado de Assis? Serei saudosista? Talvez, sobretudo considerando que a pós-modernidade troca o emblemático pelo mercantil, a irrupção do sentido pela compulsão consumista. 

Eis o sistema, com a sua força incontida de banalizar até mesmo a mais bela festa cristã. Na contramão de Jesus, vamos escorraçando o filho de Deus do espaço religioso e introduzindo as mesas dos cambistas que comercializam os produtos do Papai Noel. 

O velho barbudo pode ser encantador para as crianças, devido à massificação cultural que as induz a preferir Coca-Cola a leite. Contudo, haverá mais mistério no ancião que desce pela chaminé ou na criança que é a própria presença de Deus entre nós? 

Papai Noel nada tem a ver com a nossa realidade. Somos um país tropical, jamais andamos de trenó e sequer em nossos zoológicos há renas. Mas como despertar uma nação secularmente colonizada? Como livrar a cabeça do capacete publicitário? Basta conferir o número de lares que trocam a boa e potável água do filtro de barro pela garrafa PET do supermercado, contendo líquido de salubridade duvidosa. 

O grupo de oração de São Paulo, do qual participo, decidiu confraternizar com presentes zero. Queremos presenças na celebração. O grupo de Belo Horizonte instituiu o “amigo culto” (e não oculto): sorteada a pessoa, ela recita uma poesia, entoa um canto, narra uma fábula ou conta um ‘causo’ que faça bem à alma. 

Meus amigos Cláudia e Jorge decidiram que, neste ano, nada de shopping! Levarão as crianças ao hospital pediátrico, para que brinquem com os pequenos enfermos. Isto, sim, é encontrar Jesus, como reza o Evangelho da festa de Cristo-Rei: “Estive enfermo e me visitaste” (Mateus 25, 36). 

Isso é muito mais do que cultuar Jesus no presépio, em imagem de gesso. É encontrá-lo vivo naqueles com os quais ele se identificou. Mas há quem prefira entupir as crianças de Papai Noel, ‘educá-las’ centradas no shopping, incentivá-las a escrever cartinhas com requintados pedidos. Tomara que, mais tarde, não se queixem dos adolescentes consumistas, escravos monoglotas dos celulares, indiferentes ao sofrimento alheio e desprovidos de espiritualidade.

Frei Betto é autor de ‘Oito vias para ser feliz’ (Planeta)